Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Efeito Sanfona

Você emagreceu quando fez dieta, mas voltou a engordar, o que aconteceu? A culpa pode ser de um distúrbio de nome estranho, Síndrome Plurimetabólica, que atinge 20% da população brasileira e a maioria nem desconfia da existência dele.


É desencadeado pelo hábito de comer carboidrato refinado (aquele do pão e do biscoito) várias vezes ao dia, por anos seguidos. O pâncreas se torna hiperativo, produzindo insulina em excesso e modificando o metabolismo do corpo. O aumento de peso é um dos sintomas, além de diabetes, hipertensão e aumento do colesterol ruim.

Substituir os carboidratos refinados pelos integrais é o primeiro passo para que o pâncreas volte a funcionar normalmente.
Do contrário a dieta não funciona...

A proteína sacia mais que o carboidrato
  • Se você comer 100 gramas de carne vai se sentir mais satisfeito do que se ingerir a mesma quantidade de pão ou massa.
  • A proteína tem uma estrutura molecular mais complexa do que a do carboidrato, exigindo uma digestão lente e permanecendo um tempo maior no estômago. Isso vem adiar a sensação de fme, o que é muito bom para quem está de dieta. Mas você não deve cortar totalmente o carboidrato - na medida certa, ele também evita a compulsão à comida.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Os Dezessete Ingredientes que Fazem um Homem.





Dos 21 elementos que estão no organismo,
estes produzem as reações químicas.

1 - Flúor dá boas mordidas
Os destes, que também são ossos, são compostos por fosfato de cálcio. O flúor se combina com essa substância formando uma outra, chamada fluoropatita, muito mais resistente. Com isso as bactérias da boca não conseguem fazer seu trabalho sujo e os dentes ficam protegidos.

2 - Potássio ajuda contração muscular
O potássio é um dos principais responsáveis na contração e no relaxamento dos músculos. Ele fica do lado de dentro da célula e troca de lugar com o sódio, que está na parte de fora, quando um impulso nervoso enviado pelo cérebro chega ao músculo. Isso permite que ele se contraia. O processo ocorre não só nos movimentos voluntários, mas também no batimentos cardíacos. Se houver falta ou excesso de potássio, o coração pode parar.

3 - Sódio é o controlador das águas
Dos 42 litros de água existentes no corpo, dois tercos estão dentro das células e o resto no sangue e outros fluidos. O sódio é quem regula o balanceamento da água, tirando das células, por osmose (quando o fluido passa de um meio menos concentrado para um mais concentrado), e jogando na corrente sanguínea. Assim, se mantém o volume de sangue em circulação muscular.

4 - Cobre não deixa você derreter
Se o organismo produzisse toda a energia que precisa de uma única vez, o calor gerado seria tanto que o corpo "pegaria fogo". O cobre localizado na membrana da mitocôndria ( estrutura da célula onde é produzida a energia) faz com que nosso combustível seja liberado aos poucos.

5 - Cálcio trabalha como porteiro
O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano. Uma pessoa que pese 70 quilos tem entre 1 e 1,5 quilo de cálcio no organismo, sendo que 99% dele participa de formação dos ossos. O restante funciona como leão-de-chácara da célula: ele fica na membrana e decide o que entra e o que sai.


6 - Selênio na cola dos radicais
O papel do selênio no organismo não está totalmente esclarecido, mas é certo que ele faz parte das enzimas destruidoras de radicais livres, moléculas instáveis liberadas durante a produção de energia que estão prontas para se ligarem com quem cruzar na sua frente. os radicais são acusados de causar o envelhecimento e várias doenças, como problemas no coração.

7 - Manganês auxilia no crescimento
O manganês faz parte das enzimas que disparam as reações químicas responsáveis pelo amadurecimento celular. Sem ele, o feto não se desenvolve perfeitamente. Além disso, ele ajuda o selênio a expulsar os radicais livres.

8 - Molibdênio cria a boa gordura
O molibdênio ajuda em várias reações químicas que acontecem dentro do organismo. Uma delas é fazer com que gordura ingerida com os alimentos seja transformada em outro tipo, que possa ser aproveitado pelo organismo. Ajuda também na eliminação de radicais livres.

9 - Ferro caça oxigênio
O ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, o pigmento das células vermelhas do sangue. É ele quem agarra o oxigênio captado pelos pulmões e o carrega para o restante do corpo.

10-Com zinco não tem bolha
Quando as células produzem energia, liberam gás carbônico, que segue pela corrente sanguínea. Só que qualquer gás no sangue forma bolhas, e isso seria a morte. Só o zinco pode evitar que o corpo se transforme em uma imensa garrafa de refrigerante. Ele faz com que o gás carbônico fique em estado líquido, não oferecendo risco. Além disso, junto com o cobalto, o zinco ajuda a transformar as proteínas dos alimentos em outras que possam ser aproveitadas pelo organismo.

11-Iodo é bom de ritmo
Os hormônios produzidos pela glândula tereóide regulam a velocidade de todo o metabolismo do corpo e controlam o fluxo de energia. Para que eles possam exercer essa função têm que estar ligados a três ou quatro átomos de iodo.


12-Fósforo, o guardião do genes
o fósforo é indispensável para a formação do DNA, supermolécula que guarda as informações genéticas. Ela é constituída por blocos chamados nucleotídeos que, para existirem, precisam e ligar a um açúcar e a um ácido fosfórico. Além disso, o fósforo é um dos elementos que formam as moléculas de ATP (adenosina trifosfato), proteína que estoca energia no corpo.

13-Magnésio mantém energia
Para que o ATP (molécula que armazena energia) se forme é indispensável a presença de magnésio, que está sempre ligado a um fosfato, sal ou ácido que contém fósforo. Sem o magnésio é impossível guardar energia na célula.

14-Cobalto na vitamina
Este elemento químico é um dos componentes da vitamina B12, uma das formadoras das células vermelhas do sangue. A falta de cobalto leva à anemia.

15-Cromo ajuda a insulina
O papel do cromo no organismo não é totalmente conhecido, mas sabe-se que ele participa, junto com a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, na metabolização do açúcar dentro do organismo.


16-Enxofre elimina metais pesados
O corpo pode ser intoxicado por metais pesados como o mercúrio, usado no garimpo do ouro, ou o chumbo da gasolina. O papel do enxofre é transformar uma parte desses tóxicos em compostos solúveis em água ajudando na sua eliminação.

17-Cloro, o do contra
Para que as reações químicas dentro do organismo possam ocorrer, os fluidos devem ser sempre neutros, ou seja, não ter carga negativa nem positiva. Sempre que aparece uma carga positiva sobrando, o cloro, que é negativo, entra em ação para neutralizá-la e refazer o equilíbrio.


quinta-feira, 8 de abril de 2010

Onde está a memória que estava aqui?

Esqueceu onde colocou a chave do carro.
Não lembrar de quem é aquele rosto familiar que sorri para você em vão.
Procurar, procurar, procurar um documento importantíssimo sem ter a menor idéia de onde encontrá-lo.

Certamente já aconteceu com você. esquecer aonde deixou o carro ou nunca encontrar na bolsa chave dele. Isso sem contar o branco que dá quando o nome daquele filme famoso com aquele ator famoso, marido daquela atriz linda não vem à mente.

Calma! Lapsos de memória são mais comuns do que você imagina entre garotos da sua idade, ainda mais nos tempos modernos em que vivemos. "Hoje, precisamos processar um excesso de informações no menor tempo possível. Ler o jornal, atender o telefone e programar a agenda - tudo junto, implica necessariamente em uma atenção compartilhada. Com o foco dividido, armazenar esses dados fica ainda mais difícil". As mulheres são mais suscetíveis às alterações da memória. O motivo? A jornada dupla, muitas vezes tripla com trabalho, estudos e, por fim, as tarefas domésticas.
Vamos refrescar a cabeça:
Driblar o stress e a ansiedade, manter uma alimentação saudável e garantir pelo menos sete horas de sono são fatores fundamentais para não ficar sobrecarregado com tanta informação que você recebe. Também é importante se organizar, estipulando prioridades e urgências, além de manter a cabeça ativa com muita leitura, palavras cruzadas ou charadas.
Segue algumas estratégias para selecionar e armazenar números, nomes, compromissos ou qualquer outra coisa que julgue importante reter.

  • Repetir, repetir, repetir é uma das técnicas mais simples de memorização. Só que não promove um aprendizado de longo prazo. Por isso, vale para aquele número de telefone que você disca e depois esquece ou para o recado que precisa transmitir.
  • Fazer associações verbais ajuda a ativar a lembrança. Se você quer recordar o nome de amiga da amiga, atribua uma frase a ele. por exemplo: Carla Vanusa, pode virar Carla ossuda (quanto mais esquisito, melhor). Também utilize o método para senhas e datas importantes, criando um sentido a cada número.
  • Formar imagens mentais completa a técnica acima. Quando for guardar um objeto, feche os olhos e visualize a cena : você colocando o seu titulo de eleitor na gaveta dos documentos. Se quiser fle em voz alta tudo o que fez como se fosse um eco mental. Dê atenção à detalhes como a cor do móvel, o cheiro do armário, a textualização do documento... O filminho será prontamente resgatado quando precisar dessas informações. Algumas pessoas também se sentem mais seguras se escreverem determinado dado antes de retê-lo na memória.
  • Organizar as informações em categorias lógicas sempre facilita a vida. Em vez de escrever aleatoriamente os itens da lista do supermercado, ordene por proximidade. Leite, queijo branco, iogurte e requeijão seguidos por alho, cebola, tomate, salsinha fazem mais sentido que todas essas palavras embaralhadas.
  • Lembretes sobre contas a pagar, aniversários e compromissos ajudam a se organizar. A geladeira e o monitor do computador são ótimos lugares para isto. Outra opção é colocar o telefone no chão ou em outro local inusitado até fazer aquela ligação importnte. tem gente que prefere mudar o relógio de braço ou trocar a aliança de dedo para não se esquecer de determinada tarefa.
Academia da mente
Assim como ginástica mantém a sua forma, os exercícios mentais a sua capacidade cerebral mais ágil. Batizada de neuróbica (ou aeróbica neurológica), as atividades propostas a seguir oferecem à mente experiências que fogem da nossa rotina, usando várias combinações dos seus cinco sentidos(os portões por meio dos quais o cérebro entra em contato com o mundo exterior). Ao fazer esse treinamento, circuitos quase nunca ativados do cérebro são utilizados, aumentando a flexibilidade mental.

De olhos bem fechados
  • Que tal tomar um banho sem enxergar nada? Localize as torneiras e ajuste a temperatura e o fluxo de água usando apenas o tato. Passe o xampu, o condicionador e ensaboe-se se abrir os olhos. É bem possível que suas mãos percebam texturas inusitadas dos produtos e cescubram contornos do seu corpo que você desconhecia.
Esquerda, a mão esperta
  • Escove os dentes com a mão esquerda ( ou a direita, se for canhoto). Use-a inclusive para abrir o tubo e colocar a pasta de dente na escova. esse exercício exige que você utilize o lado oposto do seu cérebro em vez do lado que normalmente usa.

Desbrave novos caminhos
  • Siga por um percurso diferente para chegar ao trabalho seja de carro ou a pé. Descubra novas ruas o barulho e o cheiro do lugar. Em sua viagem rotineira, o cérebro entra em piloto automático com um mínimo de estimulação. enquanto um novo caminho ativa o córtex e o hipocampo.
Tudo fora de ordem
  • Com a rotina diária, seu cérebro forma um mapa espacial da sua mesa de trabalho tanto que é preciso pouco esforço mental para localizar o mouse do computador, o telefone, a cesta de lixo e outros objetos. Mude tudo de lugar ao acaso. As áreas visuais e sensoriais do cérebro voltam a funcionar para reajustar os mapas internos.
O colorido da feira livre
  • Em vez de fazer as compras de rotina no supermercado, programe uma visita à feira livre da sua cidade. Repare nos perfume e nas cores das frutas, experimente algumas que nunca provou, pergunte a origem delas, troque receitas, barganhe antes de pagar. esse exercício contém todos os elementos neuróbicos: novidade, associações multissensoriais entre formas, cores, cheiros, sabores, além da integração social.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

CORAGEM

Qual é o sentido da palavra coragem? Destemido, Audacioso, Guerreiro...
Na verdade tem coragem aquela pessoa que enfrenta todos os perigos. Até ai está certo, mas e quando se trata de um desafio, enfrentar algo que você não vê? que está dentro da sua cabeça?
Hoje estou postando uma mensagem de Luis Antônio Gaspareto (escritor e autor de vários livros sobre desenvolvimento emocional), leia e depois conclua, e diga se teria coragem de realizar uma terça parte do que diz esta mensagem.
Talvez não se trata de coragem, e sim de bom senso. Ou seria lógica?
DEU VONTADE?
Então faça! E Renove-se!

Proponho um exercício
que vai ajudá-lo a se
restaurar e buscar o
novo. É, minha gente!
Porque pensar no
nosso bem-estar é
pensar em se renovar!
Lanço a você algumas perguntas:
  • O que seria, para você, se renovar?
  • O que você jogaria fora de sua casa, do seu guarda roupa?
  • O que você não experimentou que poderia experimentar? Pular de pára- quedas? Esquiar?
  • O que sempre teve vontade de fazer, mas acabou deixando de lado? Pegar a trouxa e se mandar? Sumir por um tempo?
  • Vamos lá, jogue fora essa velha que está aí, dentro de você! Abra logo mão desse jeito careta!!!
  • Que tal mudar de amigos? Conhecer pessoas novas?
  • Que tal apostar naquele esporte que sempre quis fazer? Ou retomar aquele curso que parou e do qual gostava tanto?
  • Lá, dentro de si, tinha um sonho de construir algo e desistiu no meio do caminho? Que tal investir nele agora?
E olha só, pessoal, fazer isso ou aquilo não depende de tempo e dinheiro! Basta estar vivo e lúcido. Socorro, estou achando que tem um velho aí dentro de você! Pois é, quando nos deixamos levar por padrões de rigidez (isso pode, aquilo não pode), vemos um grande número de possibilidades e oportunidades jogadas no lixo.

Naturalmente, vamos apagando nossa sensibilidade, matando nosso espírito da juventude e entrando numa monotonia sem fim, Sem notar, vamos encolhendo nossos horizontes. Veja só: qual é o prototico do velho? É aquele que se queixa, enche o saco, pega no pé dos que estão ao seu redor, implica com tudo tudo e vive irritado e de cara feia. Pode ter 11, 20 ou 50 anos; se apresentar essas características, é velho. Velho é uma praga. Na verdade, é uma doença terrível que ataca pessoas em qualquer idade.
Perceba, agora, com esse estado pesa. Percebeu? Agora respire e reaja! Comece dizendo para si: "Tudo pode acontecer. Tudo posso fazer. Não preciso, necessariamente, ter o amanhã que eu imagino. O que importa é o meu hoje".
Os dias passam a ser somente o que você vê, e não o que você cria.

Isso é velhice. Saia disso.

Velho quer a certeza; jovem, a abertura e o improvável.
Velho quer se segurar em alguma coisa; jovem, ficar solto.
Recebe tudo o que vier e ainda acha graça. Velho que ficar no antigo; jovem, o novo, que mudar e seguir com sua época, o seu mundo.
Velho está no passado, nas lembranças, nas cicatrizes; jovem, trabalhando o amanhã, no sentido da vanguarda. Então, se agita e se move com toda a facilidade.


Como não existe o amanhã, permita-se ser outro. Faça mudanças, já. Pergunte para seu espírito o que ele gostaria de fazer e faça-o.
Rompa limites. Todos os dias, faça alguma coisa nova. Saia descalço, simplesmente, ou faça qualquer outra coisa diferente,
Rompa uma regra. Você não imagina como vai se sentir tão bem...
Rompa o limite, procure seu espírito. A sugestão está aqui. A solução está com você...

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Língua das Academias


A valorização do exercício físico introduziu no nosso dia-dia dezenas de novas palavras. Verifique se você conhece bem esse vocabulário.
  • Aeróbico - é uma variedade de exercício que aumenta a necessidade de oxigênio do organismo, durante um certo período de tempo. Ele treina e fortalece o coração e os pulmões para todo o corpo. Um coração mais forte bombeia um maior volume de sangue a cada batimento cardíaco. Portanto, ele trabalha menos para obter os mesmos resultados. São exercícios aeróbicos: andar, correr, nadar, pedalar etc.
  • Alto Impacto - é um exercício no qual os dois pés saem do chão ao mesmo tempo. O pulo causa um forte impacto das articulações contra o solo. Exemplos: polochinelo, corrida estacionária (sem sair do lugar) etc.
  • Alongamento - é importante quando executado corretamente, pois visa o aumento do comprimento muscular, a diminuição das tensões e prepara os músculos para os exercícios, ou para as tarefas do dia a dia.
  • Anaeróbico - é o oposto do aeróbico. Ou seja, não aumenta a necessidade de oxigênio do corpo(você não fica ofegante). É uma atividade que requer muita energia em um curto espaço de tempo. Como corrida de 100 metros rasos, por exemplo.
  • Aula Localizada - uma série de exercícios destinados a aumentar a força e resistência muscular de pontos específicos do corpo. Deixa os músculos mais rígidos e bonitos.
  • Baixo Impacto - exercícios no qual ergue-se um pé de cada vez, eliminando assim o pulo e o impacto. É sempre mais indicado do que o de alto impacto.
  • Circuit-Training - é uma aula ou o treino que contém muitos exercícios diterentes. Realizada por estações, ela é super variada, pois, a cada estação, o exercício muda. Por exemplo: a uma localizada de braços, segue-se uma corrida e assim por diante.
  • Definição Corporal - é tornar os músculos aparentes e salientes, através dos exercícios de musculação. Mas nem todos os tipos de musculação levam a esse resultado.
  • Ergométrico - é um exame de esforço, ou seja, aquele que mede o comportamento de seu coração - e de todo sistema cardiovascular e pulmonar enquanto você está em movimento. É realizado na bicicleta aeróbica ou na esteira, sob estrita supervisão médica.
  • Esfriamento - é a transição do exercício aeróbico rigoroso para o exercício de menor intensidade, levando a frequência cardíaca a uma diminuição gradual. Em seguida ao esfriamento deverá vir o alongamento, que é a última fase de qualquer aula.
  • Fitness - Habilidade física.
  • Flexibilidade - exercícios de flexibilidade são aqueles que melhoram a elasticidade muscular e aumentam a capacidade das articulções.
  • Frequência Cardíaca - número de batidas do coração por minuto.
  • Funk - é uma aula da ginástica aeróbica que utiliza apenas música funk.
  • Musculação - feita com auxílio de pesos ou aparelhos (em geral, na academia) a musculação tenciona o grupo muscular submetendo-o a uma resistência, para torná-lo mais forte. É através da musculação que homens e mulheres definem o corpo.
  • Tonificação - o mesmo que fortalecimento muscular, ou musculação.

domingo, 4 de abril de 2010

Envelhecimento Saudável


Hoje já se sabe que a degeneração do corpo é influenciada por fatores como hereditariedade, ambiente, dieta, estilo de vida e nível de atividade física. Como a herança genética ainda não pode ser modificada, o caminho, dizem os especialistas, é mudar o que pode ser alterado: manter o organismo bem nutrido, o corpo ativo e a mente alerta.
Uma das principais transformações no corpo sentidas ao envelhecer são os quilinhos a mais.
O fato ocorre porque o metabolismo torna-se mais lento, fazendo com que o organismo demore mais para gastar o que é ingerido.
É como se o corpo se trasformasse em um carro mais econômico. O resultado é que, a cada década, os depósitos de gordura tendem a ficar um pouquinho maiores.
Para evitar que o fato aconteça é preciso controlar o consumo de alimentos ricos em calorias e gorduras, e adotar uma rotina de exercícios físicos que favoreça o gasto de energia.
Pouco tempo atrás, se impedia o idoso de fazer musculação, por exemplo. Hoje treinamento de força é uma prescrição de rotina em idosos saudáveis.
As perdas de massa muscular e óssea, comuns na terceira idade, ocorrem porque o organismo funciona de acordo com a lei do menor esforço: se há pouco ou nenhun estímulo, não há sentido em manter uma estrutura que não está sendo usada.
Quem pratica exercícios regularmentetem menos perdas.

Alimentação com Suplementos


"Na maioria dos casos, usar suplementos alimentares é desnecessário,
e seu CONSUMO EM EXCESSO pode ser até perigoso para a saúde."

Além da invasão às academias, a proximidade com temporadas de praia leva muita gente a buscar resultados rápidos usando a alimentação. Com a promessa de suprir os gastos ocorridos durante a atividade física, os suplementos alimentares se transformaram em um negócio popular e lucrativo. Mas será que eles são mesmo necessários?
Para quem costuma turbinar a alimentaçao com produtos ricos em proteínas ou calorias, os especialistas são categóricos: quem malha uma hora, duas ou três vezes por semana não precisa recorrer a shakes, barras ou outros produtos para aumentar a massa muscular. Basta comer certo nas horas certas.
Segundo a nutricionista esportiva Lenice Zarth Carvalho, recentes descobertas na área da nutrição para o esporte estão levando muitos fabricantes a transformar conceitos de fisiologia, como a absorção e o transporte de nutrientes, por exemplo, em produtos que vendem uma idéia ilusória de saúde.
O que não é dito é que essas substâncias já estão presentes nos alimentos consumidos diariamente em uma dieta saudável.
Alimentação adequada é a base de um corpo sádio e em forma.
Atletas ou esportistas que desejam melhorar a performance precisam adotar um comportamento alimentar adequado ao esforço (em termos de quantidade e variedade), levando em consideração o que já está estabelecido como alimentação saudável.
Ao praticar uma atividade física o corpo altera naturalmente suas necessidades nutricionais. Isso torna o cuidado com a alimentação uma condição básica para consegir um corpo sádio e sarado. O ideal, garantem os especialistas, seria procurar orientação antes de ingerir produtos que, na maioria da vezes, são caros. E pior: desnecessários.
Com exceção de atletas com desgaste físico muito grande, ou pessoas com deficiências metabólicas, a grande maioria das pessoas não precisa de suplementação nutricional.
Quem usa suplementos alimentares com frequência, em altas quantidades ou para substituir uma alimentação adeguada, pode estar se expondo a riscos desnecessários. Primeiro, porque pode deixar de estar ingerindo nutrientes importantes presentes no alimento em seu estado natural, e que podem não estar disponíveis no suplemento. Em segundo lugar, está se expondo, sem necessidade, aos riscos impostos pela origem destes produtos, nem sempre sujeitos a um controle de qualidade rigoroso.

O corpo humano é nossa casa.


Este blog tem por finalidade passar informações importantes de cuidados que devemos ter com nosso corpo.
Atráves de pesquisa de assuntos pertinentes a este tema, procurárei mostrar tudo que for importante para termos mais conhecimento da nossa casa, nosso organismo.
"Corrigir hábitos alimentares e praticar atividade
física regularmente é a melhor receita para
manter a QUALIDADE DE VIDA."