Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Fatores de risco na pratica do exercício


Na prática do exercício físico, na caminhada ou nos esportes é muito importante tomarmos certos cuidados. A prática deve ser prazerosa, trazer satisfação tanto na parte física como também no seu emocional (sentimental).
Ela não deve ser forçada, você deve ter vontade, gosto pela coisa. É claro que no começo é mais difícil, mas para isso precisamos nos adaptar ao exercício.
Por exemplo a corrida:
Eu falo nela, e logo vem aquela frase:"Eu não consigo, corro ate a esquina e já estou morrendo."
Claro é assim mesmo se tu não te preparar, terá que se adaptar.
Como?
Faz assim: Se queres correr por um tempo específico, por exemplo uma prova que tu tenhas que cumprir determinado percurso em tantos minutos, começa no primeiro dia com uma caminhada rápida.
No segundo você vai variar caminhada com uma corrida curta (de baixa velocidade), como uma quadra para uma e outra quadra para outra; ou meia de corrida, você vai julgar tua capacidade.
Depois de descansar um dia, você vai tentar aumentar a corrida para duas quadras ou uma e meia de corrida por uma de caminhada.
E aí só vai. Você chega lá!
Depois de conseguir fazer o percurso, começa a cuidar para fazer um ritmo igual durante a corrida, isso vai te proporcionar saber o quanto você está para o tempo do seu objetivo.
E assim é igual para todos os esportes e atividades físicas.

Agora vou te dar umas dicas para fazer bem a tua prática.
Vamos começar pelos tênis:
O tênis é responsável por muitas das lesões causadas durante a prática do exercício.
Entre elas está as fraturas por extresse, tendinites no calcanhar e no joelho (eu sei como dói, tenho uma coleção delas), e bursite, que é a inflamação nas articulações.
O que fazer? Uma boa pisada na loja antes de comprar! Tem que se sentir muito confortável, escolhendo de acordo com o tipo de pé (cavo, normal ou plano) e de pisada ( neutra, pronada ou supinada).
Essas lesões acontecem porque a cada passada, os membros inferiores recebem uma carga de três a quatro vezes o peso do corpo. Por isso que precisamos um bom amortecimento, ajudando a diminuir o impacto, mas precisando também respeitar a vida útil do tênis, uns 500Km no máximo.
Daí está na hora de trocar de tênis!
Observação: O material utilizado na fabricação é muito sofisticado e durável, dando uma falsa impressão de durabilidade. Ele se mantém com um bom aspecto, mas com o tempo já não proporciona um bom desempenho.

Avaliação da função cardíaca e respiratória
A pressão alta, presente em cerca de 25% da população acima de 40 anos, é um mal silencioso, que durante o esforço físico, pode levar a um derrame cerebral.
Exames recomendados: teste ergonométrico e eletrocardiograma. O primeiro monitora a atividade do coração enquanto que o paciente se exercita na esteira ou na bicicleta. Já o eletro percebe sinais de isquemias e outros males. Você pode ter uma arritmia e não sabe.
Medir também sua capacidade aeróbica máxima é uma idéia.
Um esforço demasiado pode causar também de arritmias a parada cardíaca. Neste caso você deveria fazer teste ergoespirométrico ou cardiopulmonar. Na esteira o atleta é submetido a um teste ergométrico ao mesmo tempo em que são medidos o consumo de oxigênio e a liberação de gás carbônico. O médico define, então, o ritmo adequado da atividade aeróbica.

Avaliação Nutricional
A alimentação faz muita diferença, eu sei bem disso, não posso correr sem fazer um lanche antes, claro que algumas horas antes da prática. Na falta, pode ocorrer fraqueza, queda de pressão, osteoporose e desidratação. Para detectar nossas necessidades, é feito o exame de bioimpedância, metabolismo de repouso e densitometria. O primeiro aponta as taxas de gordura, massa magra e a quantidade de água no corpo. O exame que mede o metabolismo revela como cada tipo de organismo queima calorias, se acima ou abaixo do recomendado. A análise da massa óssea, muscular e gordura ajuda na prescrição da atividade física. Os exames são a melhor forma de saber como gastar as calorias em excesso ou ingerir as que faltam.
Daí pessoal! A dica foi dada!
Vamos nos mexer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário