Powered By Blogger

domingo, 13 de junho de 2010

A natureza humana!



"Somos o que somos."
"Agimos racionalmente ou emocionalmente."
Estamos nos colocando à prova todos os dias. É só encontrar uma pessoa, um animal ou alguma coisa pelo caminho que logo pinta uma situação: já ao acordar pela manhã, reclamamos do sono interrompido, da preguiça, do frio, de ter que levantar,...
...da roupa perdida, da meia escondida, da pasta de dente que terminou, do cabelo que teima em ficar amassado, do espelho embaçado, do frasco de shampoo com letras miúdas, usamos o condicionador, da pia entupida, da toalha molhada, da desordem do banheiro, da louça por lavar,...
...da leiteira suja, do leite que virou, faltou pão, terminou a margarina, filho acorda, filho acorda, vem tomar café, acordou, vai se atrazar, vai me atrazar, anda, corre, não demora, não botou os tênis ainda, corre, cade as chaves, o carro não pega, a moto não pega, temos que correr. E vamos para o trabalho, para a escola, para o jogo, e agimos naturalmente como se nada tivesse acontecido.

Mas acabamos de passar por uma situação por demais absurda e nem nos demos conta disto:
Acontece situações que nos levam a perder a calma, agimos irracionalmente, não pensamos, não formamos idéias, é o impunso do momento diria! Gritamos, xingamos, quebramos, atiramos, rasgamos papéis, rasgamos roupas, nos jogamos, batemos na parede, na porta, no carro, nos brinquedos, nas árvores, nos animais, nos batemos, batemos nas pessoas!

Conversava com um amigo que havia tomado uma atitude dessas! Diz ele que respondeu a altura, gritou, xingou, agrediu. Não converso mais com essa pessoa!
E ai resolveu o problema?

Era isso que queria que tivesse acontecido?
Não! Mas ele me agredia com palavras que me magoavam, me deixavam mal.
Eu tenho pensado muito sobre estas situações, ouvido, questionando, me questionando e formando idéias. E todas as idéias acabam ou comessam em um mesmo ponto.
Na palavra refletir. Foi a melhor que encontrei, a que se encaixou!
Sabe... para escrever esta mensagem tive que refletir sobre o assunto. Elaborar idéias e chegar a minha conclusão.
E na verdade faz sentido, é lógico, é racional.
No momento que formamos idéias sobre uma determinada situação, pensamos antes de agir, independente da hora, do local, do motivo. Seremos empelidos a tratar do assunto, da situação de uma forma diferente.

No caso do amigo, se ele não revida-se, a situação por si só já seria diferente. Conhecendo a pessoa em questão, seu historico, um pouco da sua vida, mudaria também sua forma de agir.
Ninguém age querendo o mal, somos levados a agir assim por circunstâncias; de vida, de trabalho, de tristeza, por carência, imaturidade, insanidade, pobreza, fraqueza, drogas, fome, pelos filhos, por poder, dinheiro, amor, burrice, avareza e muitas outras.

Combater e ser burro é agir da mesma forma!
É combater fogo com fogo!

Falo agora sempre em Refletir.
Em combater o mal com o bem!
O negativo com positivo!
Na boa palavra em vez de xingar!
Em vez de bater, quem sabe um abraço!
O sentimento bom, desarma, fortalece, faz crescer, enaltece, irradia coisas boas, termina com o mal.
Não conseguiremos jamais estabelecer uma boa comunicação, compreenção se não estivermos em uma mesma sintonia.
Novamente temos que atrair coisas boas e irradiar coisas boas.
"Parece legal mas..."
PARA COM O "MAS" E AJA POSITIVAMENTE!

Um comentário:

  1. Que legal Paulo!
    Muito verdadeiro. Minha mãe tbm leu e adorou, te manda um forte abraço.

    Bjooo
    até...

    ResponderExcluir