Powered By Blogger

domingo, 11 de julho de 2010

A Máquina Perfeita e a Depressão


Este tema é tão profundo quanto o estado que ficamos quando nos encontramos nesta situação. Não sabemos ao certo quando começa, e falamos que também não sabemos o porquê do problema. Podemos chamar de problema, porque atrapalha e perturba a nossa convivência com outras pessoas e atividades de vida diária.

Falando com um amigo, ele me falou de sua esposa que levava uma vida normal, muito alegre, comunicativa e sempre de bem com a vida. Uma familia humilde, o casal e três filhos pequenos; o pai trabalha em dois empregos e a mãe dona de casa, ela além de cuidar de seus filhos ainda presta ajuda a uma outra familia, cuidando de segunda a sábado de uma criança de quatro meses que estava subnutrida. Tudo andava muito bem, ele trabalhando, um filho na escola, outro na creche e os outros dois com ela em casa.

Mas um dia pela manhã, prestes ao sair para o trabalho, a esposa não levantou, reclamando de dor de cabeça disse que ia ficar deitada. Ao voltar, notou que ela estava diferente, não tinha aquela alegria espontânea que enchia a casa, também não tinha vontade de comer... Ele viu que algo aconteceu.

Procuraram médicos, exames, dinheiro e mais dinheiro, sem plano de saúde a situação ficou ainda mais difícil. Passados alguns dias, algumas consultas sem respostas, um médico deu o veredito: É depressão! Receitou alguns tranquilizantes e a situação foi remediada, aos poucos veio a melhora.

A vida voltou ao normal, ela voltou a sorrir e a familia a sua rotina. Desta vez alguns medicamentos fizeram a diferença, porque sabemos que a depressão pode ser de difícil solução.

Fiquei pensando na situação, buscando alguma resposta para o fato, já que conhecia a familia há alguns anos. Então cheguei a uma conclusão: Na nossa vida, em nosso desenvolvimento, desde que começamos a entender nossa participação na sociedade, começamos a criar, mentalizar, programar expectativas de crescimento, de adquirir, ter, receber, saber, criar.

Pensando assim, posso dizer que a depressão vem nos acompanhando ao longo de nossa tragetória, ela está em cada acontecimento negativo por menor que ele seja, eles vem se somando, se agrupando, formando uma rede. Aí basta acontecer um fato que demonstre uma mudança radical nas expectativas criadas, para que o organismo todo reaja de uma só vez. Uma angústia toma conta de todo ser, delimitando, limitando todas as ações.

Nem mesmo a pessoa em questão sabe dizer o que causou, ela não entende, ela está em choque sem saber que atitudes tomar ou porque fazer qualquer coisa. Prevalecem então seus instintos de defesa, o corpo busca uma auto proteção, se encolhe, reprime, esconde, porque a exposição deixaria ele vulnerável. As pessoas próximas procuram aconselhar, tratar, elevar a auto-estima, mas nada funciona, por que tudo parece uma ameaça, quando alguém está assim as pessoas que tentam ajudar, incomodam, afetam o desequilíbrio cômodo, tentam transpor, ultrapassar, destruir aquela zona de conforto criada pelo doente em questão. Ele vai procurar se defender ainda mais, se interiorizando, criando pensamentos cada vez mais embrionários, de repressão se voltando para dentro, criando uma barreira mais grossa ainda.

No caso da esposa do amigo bastaram tranquilizantes para amenizar a contração muscular, e diminuir o estado de tensão inicial, não deixando aumentar, fortaler e agrupar a rede das questões não resolvidas no íntimo de seu ser. É difícil dizer, e ate uma ousadia tentar entender, encontrar respostas, mas tudo tem uma lógica, e para toda pergunta lógica existe uma resposta lógica. Então seria não deixarmos acontecer e agravar situações desfavoráveis, mas sabemos que é muito difícil levarmos uma vida ideal.

A saída para esta situação, seria com base nas questões não resolvidas pela pessoa em questão. Se for como descrevo, deveríamos promover situações diferentes, fazer com que a pessoa participe de situações favoráveis, mudança de ambiente, deixar chegar ate ela noticias boas, boas visões isto porque embora a pessoa esteja retraída o organismo reage favoravelmente a todo estímulo.

Sessões de massagens, trabalhos na água, música relaxante, exercícios físicos agradáveis, caminhadas ao ar livre, deslumbrar paisagens bonitas. Tudo isto promovem um bem estar, provocando de forma positiva a musculatura corporal e mental.
A depressão ainda é uma grande incógnita, mas espero ter contribuído de forma positiva com minhas simples divagações sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário