Powered By Blogger

domingo, 4 de abril de 2010

Alimentação com Suplementos


"Na maioria dos casos, usar suplementos alimentares é desnecessário,
e seu CONSUMO EM EXCESSO pode ser até perigoso para a saúde."

Além da invasão às academias, a proximidade com temporadas de praia leva muita gente a buscar resultados rápidos usando a alimentação. Com a promessa de suprir os gastos ocorridos durante a atividade física, os suplementos alimentares se transformaram em um negócio popular e lucrativo. Mas será que eles são mesmo necessários?
Para quem costuma turbinar a alimentaçao com produtos ricos em proteínas ou calorias, os especialistas são categóricos: quem malha uma hora, duas ou três vezes por semana não precisa recorrer a shakes, barras ou outros produtos para aumentar a massa muscular. Basta comer certo nas horas certas.
Segundo a nutricionista esportiva Lenice Zarth Carvalho, recentes descobertas na área da nutrição para o esporte estão levando muitos fabricantes a transformar conceitos de fisiologia, como a absorção e o transporte de nutrientes, por exemplo, em produtos que vendem uma idéia ilusória de saúde.
O que não é dito é que essas substâncias já estão presentes nos alimentos consumidos diariamente em uma dieta saudável.
Alimentação adequada é a base de um corpo sádio e em forma.
Atletas ou esportistas que desejam melhorar a performance precisam adotar um comportamento alimentar adequado ao esforço (em termos de quantidade e variedade), levando em consideração o que já está estabelecido como alimentação saudável.
Ao praticar uma atividade física o corpo altera naturalmente suas necessidades nutricionais. Isso torna o cuidado com a alimentação uma condição básica para consegir um corpo sádio e sarado. O ideal, garantem os especialistas, seria procurar orientação antes de ingerir produtos que, na maioria da vezes, são caros. E pior: desnecessários.
Com exceção de atletas com desgaste físico muito grande, ou pessoas com deficiências metabólicas, a grande maioria das pessoas não precisa de suplementação nutricional.
Quem usa suplementos alimentares com frequência, em altas quantidades ou para substituir uma alimentação adeguada, pode estar se expondo a riscos desnecessários. Primeiro, porque pode deixar de estar ingerindo nutrientes importantes presentes no alimento em seu estado natural, e que podem não estar disponíveis no suplemento. Em segundo lugar, está se expondo, sem necessidade, aos riscos impostos pela origem destes produtos, nem sempre sujeitos a um controle de qualidade rigoroso.

Um comentário: