Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Onde está a memória que estava aqui?

Esqueceu onde colocou a chave do carro.
Não lembrar de quem é aquele rosto familiar que sorri para você em vão.
Procurar, procurar, procurar um documento importantíssimo sem ter a menor idéia de onde encontrá-lo.

Certamente já aconteceu com você. esquecer aonde deixou o carro ou nunca encontrar na bolsa chave dele. Isso sem contar o branco que dá quando o nome daquele filme famoso com aquele ator famoso, marido daquela atriz linda não vem à mente.

Calma! Lapsos de memória são mais comuns do que você imagina entre garotos da sua idade, ainda mais nos tempos modernos em que vivemos. "Hoje, precisamos processar um excesso de informações no menor tempo possível. Ler o jornal, atender o telefone e programar a agenda - tudo junto, implica necessariamente em uma atenção compartilhada. Com o foco dividido, armazenar esses dados fica ainda mais difícil". As mulheres são mais suscetíveis às alterações da memória. O motivo? A jornada dupla, muitas vezes tripla com trabalho, estudos e, por fim, as tarefas domésticas.
Vamos refrescar a cabeça:
Driblar o stress e a ansiedade, manter uma alimentação saudável e garantir pelo menos sete horas de sono são fatores fundamentais para não ficar sobrecarregado com tanta informação que você recebe. Também é importante se organizar, estipulando prioridades e urgências, além de manter a cabeça ativa com muita leitura, palavras cruzadas ou charadas.
Segue algumas estratégias para selecionar e armazenar números, nomes, compromissos ou qualquer outra coisa que julgue importante reter.

  • Repetir, repetir, repetir é uma das técnicas mais simples de memorização. Só que não promove um aprendizado de longo prazo. Por isso, vale para aquele número de telefone que você disca e depois esquece ou para o recado que precisa transmitir.
  • Fazer associações verbais ajuda a ativar a lembrança. Se você quer recordar o nome de amiga da amiga, atribua uma frase a ele. por exemplo: Carla Vanusa, pode virar Carla ossuda (quanto mais esquisito, melhor). Também utilize o método para senhas e datas importantes, criando um sentido a cada número.
  • Formar imagens mentais completa a técnica acima. Quando for guardar um objeto, feche os olhos e visualize a cena : você colocando o seu titulo de eleitor na gaveta dos documentos. Se quiser fle em voz alta tudo o que fez como se fosse um eco mental. Dê atenção à detalhes como a cor do móvel, o cheiro do armário, a textualização do documento... O filminho será prontamente resgatado quando precisar dessas informações. Algumas pessoas também se sentem mais seguras se escreverem determinado dado antes de retê-lo na memória.
  • Organizar as informações em categorias lógicas sempre facilita a vida. Em vez de escrever aleatoriamente os itens da lista do supermercado, ordene por proximidade. Leite, queijo branco, iogurte e requeijão seguidos por alho, cebola, tomate, salsinha fazem mais sentido que todas essas palavras embaralhadas.
  • Lembretes sobre contas a pagar, aniversários e compromissos ajudam a se organizar. A geladeira e o monitor do computador são ótimos lugares para isto. Outra opção é colocar o telefone no chão ou em outro local inusitado até fazer aquela ligação importnte. tem gente que prefere mudar o relógio de braço ou trocar a aliança de dedo para não se esquecer de determinada tarefa.
Academia da mente
Assim como ginástica mantém a sua forma, os exercícios mentais a sua capacidade cerebral mais ágil. Batizada de neuróbica (ou aeróbica neurológica), as atividades propostas a seguir oferecem à mente experiências que fogem da nossa rotina, usando várias combinações dos seus cinco sentidos(os portões por meio dos quais o cérebro entra em contato com o mundo exterior). Ao fazer esse treinamento, circuitos quase nunca ativados do cérebro são utilizados, aumentando a flexibilidade mental.

De olhos bem fechados
  • Que tal tomar um banho sem enxergar nada? Localize as torneiras e ajuste a temperatura e o fluxo de água usando apenas o tato. Passe o xampu, o condicionador e ensaboe-se se abrir os olhos. É bem possível que suas mãos percebam texturas inusitadas dos produtos e cescubram contornos do seu corpo que você desconhecia.
Esquerda, a mão esperta
  • Escove os dentes com a mão esquerda ( ou a direita, se for canhoto). Use-a inclusive para abrir o tubo e colocar a pasta de dente na escova. esse exercício exige que você utilize o lado oposto do seu cérebro em vez do lado que normalmente usa.

Desbrave novos caminhos
  • Siga por um percurso diferente para chegar ao trabalho seja de carro ou a pé. Descubra novas ruas o barulho e o cheiro do lugar. Em sua viagem rotineira, o cérebro entra em piloto automático com um mínimo de estimulação. enquanto um novo caminho ativa o córtex e o hipocampo.
Tudo fora de ordem
  • Com a rotina diária, seu cérebro forma um mapa espacial da sua mesa de trabalho tanto que é preciso pouco esforço mental para localizar o mouse do computador, o telefone, a cesta de lixo e outros objetos. Mude tudo de lugar ao acaso. As áreas visuais e sensoriais do cérebro voltam a funcionar para reajustar os mapas internos.
O colorido da feira livre
  • Em vez de fazer as compras de rotina no supermercado, programe uma visita à feira livre da sua cidade. Repare nos perfume e nas cores das frutas, experimente algumas que nunca provou, pergunte a origem delas, troque receitas, barganhe antes de pagar. esse exercício contém todos os elementos neuróbicos: novidade, associações multissensoriais entre formas, cores, cheiros, sabores, além da integração social.

Um comentário:

  1. Katiane (Foz)17/02/2011, 08:16

    Realmente muito boa a sua ideia, fazer as coisas de uma forma diferente acredito que essa sua ideia possa me ajudar a gardar mais facil certas coisas............Parabéns e Obrigada pela ajuda...

    ResponderExcluir