Powered By Blogger

domingo, 4 de abril de 2010

Envelhecimento Saudável


Hoje já se sabe que a degeneração do corpo é influenciada por fatores como hereditariedade, ambiente, dieta, estilo de vida e nível de atividade física. Como a herança genética ainda não pode ser modificada, o caminho, dizem os especialistas, é mudar o que pode ser alterado: manter o organismo bem nutrido, o corpo ativo e a mente alerta.
Uma das principais transformações no corpo sentidas ao envelhecer são os quilinhos a mais.
O fato ocorre porque o metabolismo torna-se mais lento, fazendo com que o organismo demore mais para gastar o que é ingerido.
É como se o corpo se trasformasse em um carro mais econômico. O resultado é que, a cada década, os depósitos de gordura tendem a ficar um pouquinho maiores.
Para evitar que o fato aconteça é preciso controlar o consumo de alimentos ricos em calorias e gorduras, e adotar uma rotina de exercícios físicos que favoreça o gasto de energia.
Pouco tempo atrás, se impedia o idoso de fazer musculação, por exemplo. Hoje treinamento de força é uma prescrição de rotina em idosos saudáveis.
As perdas de massa muscular e óssea, comuns na terceira idade, ocorrem porque o organismo funciona de acordo com a lei do menor esforço: se há pouco ou nenhun estímulo, não há sentido em manter uma estrutura que não está sendo usada.
Quem pratica exercícios regularmentetem menos perdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário